Recentemente, o escritório de arquitetura britânico Rogers Stirk Harbour + Partners revelou imagens de seu mais recente projeto, o No. 33 Park Row, em Nova Iorque, EUA. Localizado em frente ao City Hall Park, no centro de Manhattan, o projeto está quase pronto e deverá ser inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano. Este é o primeiro projeto residencial assinado pelos arquitetos Sir Richard Rogers e Graham Stirk em Nova Iorque.
Desenvolvido pela Centurion Real Estate Partners, o No. 33 Park Row é resultado da experiência acumulada do renomado escritório de Rogers, que neste edifício buscou capturar a essência do lugar onde foi construído.
Com vista para o City Hall Park, o projeto conta com apenas 30 apartamentos. Na realidade, “a escala íntima do No. 33 Park Row é justaposta à grande escala de suas unidades residenciais, que apresentam fachadas completamente envidraçadas”. Trazendo a vida residencial e espaços de amenidades compartilhados para o lado norte, o projeto permite uma abundância de luz do norte no edifício, bem como vistas panorâmicas sobre a paisagem exuberante do City Hall Park.
O One Hyde Park e o No. 33 Park Row apresentam similaridades em suas concepções. Ambos faceiam um parque ao norte e exibem semelhanças em termos de qualidade com as fachadas, cuidadosamente compostas, que exibem uma riqueza de profundidade, sombreamento e textura. – Graham Stirk, sócio sênior da RSHP.
As primeiras imagens do edifício destacam uma arquitetura imponente, imaginada especificamente para este local e inspirada na história desta região de Manhattan. Introduzindo elementos arquitetônicos contemporâneos que remetem à era industrial desta região, o projeto implementa grandes aberturas, brises decorativos de cobre contornando as varandas e terraços, e uma chamativa moldura de aço escuro na fachada. Ao lado do One Hyde Park, em Londres, o Centro Pompidou em Paris e o One Monte Carlo, em Monaco, o No. 33 Park Row se expressa por meio de estruturas aparentes de aço.